
As medidas de embargo à Rússia que foram aplicadas pela União Europeia e Estados Unidos já se faziam sentir há algum tempo mas agora têm um impacto maior na bolsa e na moeda local (rublo) devido à queda do preço do petróleo.
O conflito geopolítico entre a Rússia e a Ucrânia, imposto por Putin, teve consequências económicas que se assentuaram com as sucessivas quedas do valor do petróleo. O índice russo e o rublo tiveram quedas expressivas. Várias medidas estão a ser adoptadas pelo ministério das finanças para evitar fuga de capital. Uma delas foi a subida da taxa de juro para 17%. No entanto não surtiu efeito e a desvalorização da moeda continua.
A sustentabilidade económica de países excessivamente dependentes da exportação do petróleo é colocada em causa quando o preço do brent cai. Para além da Rússia existem outras economias em situação idêntica: Angola ou Venezuela. Com este cenário o banco central russo já veio, inclusivé, alterar as previsões económicas para 2015 com uma queda acentuada do PIB. O bloco BRIC será certamente afectado, exceptuando a China.
Sem comentários:
Enviar um comentário