ACÇÕES|ÍNDICES| COTADAS |DIVIDENDOS|RESULTADOS|COMMODITIES|FUNDOS|MOEDAS|YELDS|EURIBOR | IMOBILIÁRIO|ARTE
CARROS CLÁSSICOS|DEPÓSITOS|CERTIFICADOS AFORRO|CERTIFICADOS TESOURO|OBRIGAÇÕES TESOURO RENDIMENTO VARIÁVEL|SEGUROS CAPITALIZAÇÃO|CROWDFUNDING & STARTUPS
TEMAS CALENDÁRIO ECONÓMICO ANÁLISE FUNDAMENTAL ANÁLISE TÉCNICA ANALISTAS OPINIÃO FÓRUM ARQUIVO CARTOON FILMES

  |
CAPAS JORNAIS    Diário de Notícias | Jornal i | Expresso | Jornal de Negócios | Público                                          ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUB

Projecto brasileiro põe adepto de futebol a investir no passe de futebolistas

Uma plataforma digital brasileira pretende democratizar o investimento nos direitos económicos de jogadores de futebol. Uma espécie de crowdfunding aplicada ao mundo do futebol. É sabido que os clubes enfrentam problemas de tesouraria e procuram encontrar novas fontes de financiamento. E porque não os próprios adeptos? A ideia nasceu no Brasil. Os fãs e adeptos vão agora poder ter a oportunidade de investir numa parcela dos passes de futebolistas e, a partir daí, poderão obter algum retorno numa venda futura.

As transferências de jogadores de futebol estava, até aqui, reservada aos grandes empresários de futebol. Jorge Mendes é o mais conhecido por cá. Mas agora os adeptos vão poder investir em um ou mais jogadores e formar até uma carteira. O investimento é feito numa moeda virtual convertível em reais brasileiros e o contrato enviado por email para o investidor. Se o jogador for transferido para outro clube por um valor superior ao valor de mercado então o investidor recebe a mais valia proporcional à percentagem que detém no passe.

Mas há riscos. Se o jogador rescindir, terminar o contrato sem se transferir ou for trasferido por um valor inferior ao do momento em que investiu então corre o risco de perder parte ou todo o valor investido. Também existem comissões de cerca de 20% para suportarem os custos de manutenção da plataforma. Esta poderá ser uma nova fonte financeira para os clubes de futebol num momento em que as receitas provenientes de patrocínios escasseiam. A entrada no mercado português poderá acontecer em 2015. Marítimo e Guimarães já estão em contacto com este projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AUTOMÓVEIS


AMBIENTE & ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS