
Mediante determinadas circunstâncias e estratégias as grandes multinacionais acabam por adquirir uma dimensão tal que eliminam a concorrência conduzindo a situações perigosas para os consumidores gerando excessiva dependência. Para além disso Tirole alerta para o risco que existe quando as empresas atingem uma determinada dimensão, podendo gerar um efeito sistémico e colocar em risco uma economia.
"Too big to fail". Basta ver alguns bancos nos EUA que adquiriram uma dimensão demasiado grande que podem afectar uma economia inteira caso entrem em colapso. Como forma de evitar isso os governos têm necessidade de entrar em cena para resgatar esses bancos. Mas, se calhar, a melhor forma de evitar este cenário seria regular o mercado.
Tirole alerta que cada caso é um caso. O francês trabalhou no MIT e actualmente é professor em Toulouse sendo também conhecido pela forma como fez avançar a ciência económica na análise das questões do poder de mercado. As privatizações de empresas por entidades com posições estratégicas deveria ter uma regulamentação mais específica.
Sem comentários:
Enviar um comentário